Ingredientes:
Preparação:
Hoje em dia o caldo de cima é acompanhado de enchidos e várias carnes de porco, mas antigamente as pessoas que tinham acesso à carne eram muito poucas, por isso geralmente este prato não tinha qualquer acompanhamento.
Ingredientes:
Preparação:
Corta-se a couve fininha como se fosse para caldo verde, e coze-se numa panela juntamente com batatas. Quando estiver tudo cozido tira-se para uma travessa e esmagam-se as batatas com as couves. À água da cozedura junta-se vinho e é assim aproveitada para beber.
Ingredientes:
Preparação:
Leva-se a água ao lume até ferver. Junta-se o sal e a casca de limão e o carolo depois de lavado. Quando o carolo estiver cozido, deita-se o açucar.
Ingredientes:
Preparação:
Amanha-se a sardinha, tempera-se de sal e frita-se.
Molho de escabeche: no mesmo azeite onde se fritaram as sardinhas mistura-se o louro, o alho, o colorau e o vinagre. Regam-se as sardinhas com este molho. Acompanha-se com pão.
Ingredientes:
Preparação:
Corta-se o bacalhau já demolhado em quadrados pequenos, passa-se por ovo e farinha e vai a fritar. Normalmente acompanha-se com pão ou com batatas com pele e feijão.
Ingredientes:
Preparação:
Coze-se ligeiramente o feijão com sal, faz-se uma polma com farinha, ovos e água. Tempera-se com sal e embebe-se o feijão na polma e vai a fritar.
Ingredientes:
Preparação:
Corta-se o botelho ás rodelas, tempera-se com sal, passa-se no ovo e na farinha e vai a fritar.
Ingredientes:
Preparação:
Em primeiro lugar coze-se o grão, com a cebola, o alho e o azeite faz-se um refogado junta-se o grão já cozido ao refogado, batem-se os ovos e mistura-se no preparado e deixa-se secar um pouco.
Esta receita, embora se fizesse todo o ano era mais típica da Páscoa.
Ingredientes:
Preparação:
À cerveja preta junta-se o 1,5L de vinho branco, açúcar a gosto, o sumo de um limão, uma colher de chá de canela, mexe-se tudo muito bem e mete-se dentro de uma garrafa.
Esta receita era considerada uma bebida medicinal. Era aconselhada a pessoas fraquinhas ou adoentadas. Deve-se beber um ou dois copos por dia, no máximo, sempre depois das refeições.
Não é aconselhável beber sem antes ter comido.
Ingredientes:
Preparação:
É tudo amassado e fica a repousar, tem de se ir apalpando e quando tiver fofinho, faz-se bolinhas polvilhadas com farinha e vão ao forno.
Fatias perdidas (Fatias douradas) apesar de ser um doce típico do natal, em Silvares era costume fazer-se no Natal e no Carnaval
Pão cortado ás fatias, embebidas em polma (ovos e farinha) e frita-se. Por cima polvilha-se com açúcar.
Ingredientes:
Preparação:
Unta-se um tabuleiro com óleo ou azeite, depois da massa já amassada dá-se forma aos bolinhos com as mãos, dispõem-se sobre o tabuleiro e com um pincel passa-se ovo batido por cima dos bolos, um pouco de açúcar e vai ao forno.
Ingredientes:
Preparação:
É tudo muito bem amassado com uma colher de pau, quando esta se segurar sozinha em pé na massa, dá-se forma aos bolinhos polvilha-se o tabuleiro com farinha e estão prontos a ir ao forno.
Não havia em Silvares casamento que não tivesse pão-de-ló
Ingredientes:
Preparação:
Os ingredientes são todos muito bem misturados, metidos dentro de uma forma com uma folha de papel vegetal e levado ao forno.